As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias.
O desafio do coach é justamente esse ...
... trazer essa simplicidade para as sessões de coaching
... trazer a essência da verdade do coachee para as sessões de coaching
... trazer sinceridade e franqueza para as sessões de coaching
A atitude do coach deve ser desprovida de complicação e complexidade (já basta muitas cabeças dos nossos coachees!) Cada um de nós, no seu papel de coach (e não só, diria eu!) deve procurar estar presente na sessão de forma simples, espontânea e natural.
Como?
Nas perguntas ... simples!
“E mais?” é uma forma simples de o coach desafiar o coachee a ir mais longe, a ir diferente, a ir descomplicado. Mesmo depois de o coachee identificar uma lista de coisas que pretendia, o poder de um “e mais?” é extraordinário. “Como e mais?” pensa o coachee! Sim, há muito mais. Só quando somos desafiados a pensar mais, conseguimos mais. Mais um feito extraordinário! E mais ... o pensar mais leva os coachees a pensar mais simples. Atrevo-me ainda a dizer que o que surge como resposta ao “e mais?” é normalmente o maior insight! Mais um feito extraordinário.
É simples, não é?
Nas reformulações ... ... simples!
O coache ouvir-se de forma simples é transformador! “Ahhhh ... sim é isso!”
Ouvir os nossos pensamentos é uma coisa.
Ouvir-nos verbalizar os nossos pensamentos é outra coisa ... e é um passo transformador.
Ouvirmos os outros verbalizarem os nossos pensamentos ... de forma simples, sem flores, sem rodeios, sem parêntesis ... é ainda outra coisa ... e, arrisco-me a dizer, que é O passo transformador .
É simples, não é?
Nas devoluções ... simples!
“Não sei” é uma forma simples de o coachee escapar à conversa, quando na verdade sabe perfeitamente o que deve fazer! E é muito simples descobrirmos isso. Como? Com a pergunta “então imagina que sabes, o que fazias?”. Aí o coachee fica “despido” de fuga e começa a construir a resposta. Mas (imaginemos nós!) que ele não diz nada, às vezes também acontece. Nesse caso, é devolver o tema que estão a trabalhar com: “indique uma pessoa que admire neste tema e imagine o que essa pessoa lhe responderia!”
É simples, não é?
E até na escuta.
As palavras do coachee, os gestos do coachee, as expressões do coachee são reveladoras do eu, são reveladoras da verdade, são reveladoras do conteúdo. E basta repetir a palavra, identificar o gesto, constatar a expressão ... sempre sem apego e com elegância! E ... ouvir de novo.
É simples, não é?
É delicioso sentir que as perguntas mais simples são as mais transformadoras.
É delicioso perceber que a simplicidade das palavras é mais poderosa que a eloquência.
É delicioso experienciar que as situações simples são as mais marcantes.
Resumindo e baralhando ... vamos ser o coach espelho da simplicidade da vida!